A sexta feira 13 é um dia de azar?

Scroll down to content

Muitos acreditam que a sexta feira 13 é um dia de azar, enquanto outros acreditam que é um dia normal como qualquer outro. Contra fatos podem ainda haver argumentos (será?).

13

Na numerologia, o número 12 é considerado de algo completo, pois remete a ciclos inteiros, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 constelações do Zodíaco, entre outros.

Ao contrário disto, o número 13 é considerado um número irregular, mal interpretado considerado um sinal de infortúnio.

Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcance o 13º, que era a vida eterna. Dessa forma, o número foi mal interpretado e assimilado com a morte, mas erroneamente com uma conotação negativa ao invés de uma gloriosa transformação.

Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo da morte e não a viam como algo presente no destino de qualquer vida.

O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Mas este número foi completamente renegado pelos sacerdotes das primeiras religiões patriarcais por representar o feminino nas culturas pré-históricas, já que refletia o ciclo menstrual das mulheres. Foi, então, alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses, evitando que se continuasse cultuando a mulher como sagrada.

A evidência de que as culturas primitivas reverenciavam o 13 pode ser constatada por meio de vários vestígios arqueológicos, como a Vênus de Laussel, uma estatueta com mais de 27 mil anos encontrada na França, que carrega em suas mãos um chifre em forma de crescente lunar com 13 chanfros.

Segundo a mitologia nórdica, em uma delas conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, que era o favorito dos deuses. Devido a isto acredita-se que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas (Jesus e Judas Iscariotes) morreram em seguida por mortes trágicas.

No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

De acordo com os ensinamentos religiosos, a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Assim, somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se pela tradição, o mais azarado dos dias.

Existem várias versões para a sexta-feira ter recebido seu nome em inglês em homenagem a Frigga (que deu origem a frigadag, sexta-feira), a deusa nórdica do amor e da beleza.

Em uma versão, essa forte figura feminina representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens, então para combater sua influência a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Foi dito que Frigga se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13. Uma tradição cristã semelhante considera o 13 amaldiçoado por significar a reunião de 12 bruxas e o diabo.

 

Em outra versão, conta-se que quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Frigga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Com relação à sexta-feira, diversas culturas a consideram como dia de mau agouro devido a alguns fatos históricos terem ocorrido neste dia, como por exemplo: o grande dilúvio; a morte de Cristo; a declaração da Ordem dos Templários como ilegal pelo rei Filipe IV de França culminando na prisão, tortura e execução de seus membros; entre outros.

Devido a estas superstições, os Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira.

E aí? Superstição ou não? O que você acha? Você modifica sua rotina numa sexta feira 13?

5 Replies to “A sexta feira 13 é um dia de azar?”

    1. Caramba! Noivar e casar numa sexta feira 13!!! Meus parabéns, és um homem de coragem! kkkkkk
      Tenho certeza que muitos no seu lugar deixariam as cerimônias para o sábado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: