Funcionários podem ser revistados ?

O entendimento que o Supremo Tribunal Federal tem em relação à revista dos empregados é que o empregador tem o direito de adotar este procedimento, mas não poderá fazê-lo de forma a constranger quem está sendo revistado.

revista

Geralmente, a revista é feita por sorteio, de forma discreta e sistemática.

Outros meios alternativos de monitoramento são utilizados nos casos de suspeita de roubos, podendo ser citados como exemplos  a necessidade de vistoria em armários internos ou dos vestiários, com a utilização de vistorias esporádicas nas quais o setor responsável convoca o empregado para verificar seu armário, onde o próprio empregado na presença do setor de segurança e mais alguém do RH ou outra área deve abrir e mostrar o que tem no interior do seu armário, tudo isto sem constranger ou violar o direito do empregado.

É importante que tais procedimentos também sejam de conhecimento prévio já no ato da admissão, demonstrando que os armários, gavetas ou qualquer outro local de guarda de roupas, equipamentos ou máquinas utilizados no ambiente de trabalho, são passíveis de vistoria pela empresa e devem ser destinados exclusivamente para tal fim.

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.