O atendimento ao idoso deve ser imediato.

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A Lei Federal 10.741 – Estatuto do Idoso, em seu artigo 3º, parágrafo único, I, garante a prioridade no atendimento ao idoso, informando que é direito dos idosos ter “atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população”.

Procurando no dicionário, a palavra IMEDIATO quer dizer: seguido, logo depois, consecutivo, próximo, contíguo, instantâneo.

Porém, apesar deste texto legal ter garantido ao idoso o atendimento IMEDIATO, muitos órgãos públicos e privados prestadores de serviços não cumprem esta determinação.

Exemplos claros encontramos nas filas de bancos, onde mesmo tendo atendimento preferencial os idosos ficam muito tempo aguardando o tal do atendimento imediato, nas filas de atendimento médico e muitas outras filas, onde infelizmente é possível ver o descaso com nossos idosos que muitas vezes não tem ao menos um lugar adequado para aguardar sentado a sua vez.

De acordo com o artigo 6º da Lei 10.741, “todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento”.

Então, se você sabe que algum idoso sofreu ou sofre a violação de seus direitos informe a autoridade competente. Procure o Conselho Nacional, Estadual ou Municipal do Idoso. Você também pode denunciar através do Disque Direitos Humanos, ligando para o telefone 100 (o número do telefone é esse mesmo).

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E qualquer dúvida pode deixar abaixo nos comentários, que logo será respondida.

 

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