Como baixar a CNH digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está sendo utilizada na forma digital.

Importante ressaltar que a CNH digital possui o mesmo valor jurídico que a CNH impressa.

Antes o processo para obter a CNH digital era bastante burocrático, pois o usuário precisava ter o certificado digital para emiti-la ou ir até um dos postos do DETRAN para fazer a validação, cadastrar-se e assim ter acesso a sua CNH digital.

Porém, agora, o processo foi desburocratizado e – consequentemente – facilitado. Pois, a validação do processo para acesso ao sistema, onde é necessário fazer o reconhecimento facial, pode ser feito com a câmera do celular.

cnh

Somente tem acesso a este sistema os portadores de CNH emitidas a partir de maio de 2017, que possuem um código QR code no verso. Caso a sua CNH não seja deste modelo mais recente, é preciso solicitar uma segunda via, para ser emitida em conformidade com o novo modelo.

Para obter a CNH digital basta instalar o aplicativo da CNH digital na App Store ou no Google Play de seu telefone celular.
(Se você já tiver instalado, veja se está atualizado de acordo com a última versão disponível para o aplicativo.)

No primeiro acesso você entrará numa tela de cadastro e após preencher os dados receberá um e-mail de confirmação para a validação do acesso. Após feito o cadastro, você acessará o aplicativo utilizando o seu CPF e a senha cadastrada.

Feito o procedimento e baixado a CNH digital em seu telefone, você pode utilizá-la como documento oficial sempre que precisar, pois, como já foi dito, possui a mesma eficácia que a CNH impressa.

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.