Acabamentos gráficos de capa de livro, caderno ou apostila

A arte gráfica da capa de um livro, caderno ou apostila pode sofrer alterações de acordo com as diferentes técnicas que podem ser utilizadas na impressão, por isso recomenda-se que antes de fazer a arte de uma capa se faça a definição de qual o tipo de capa será utilizada.

(para ler um artigos explicativo sobre os tipos de capa clique aqui)

Desta forma, é recomendado que a escolha de todos os acabamentos gráficos – que também é uma parte importante para o desenvolvimento e a confecção da sua capa – seja feita antes da arte.

Dentre tantos acabamentos existentes é necessário escolher o que melhor se adequa ao seu projeto. Entre estes acabamentos estão: verniz total, verniz localizado, laminação fosca, laminação com glitter, hot stamping e relevo.

 

VERNIZ TOTAL

A capa brilhante, também chamada de capa com brilho, possui o nome gráfico de verniz total.

Verniz total é o acabamento em que a capa fica com o aspecto brilhante e liso em toda a sua extensão, o que realça as cores enquanto garante maior durabilidade e proteção.

 

LAMINAÇÃO FOSCA

A capa fosca, também chamada de capa com laminação fosca, consiste na aplicação de uma camada fina de plástico, que – como o próprio nome já faz alusão – dá um aspecto fosco à capa.

A capa fosca não realça as cores, sendo mais discreta, o que pode trazer – ao mesmo tempo – elegância e sofisticação ao seu livro.

 

VERNIZ LOCALIZADO

A capa com verniz localizado é como se fosse uma mistura de técnicas da capa com brilho e da capa fosca.

O verniz localizado é aplicado em alguns locais específicos da capa com o intuito de destacá-los, como título e imagens. Assim a capa é fosca, mas possui destaques com brilho.

 

LAMINAÇÃO COM GLITTER

A capa com laminação com glitter implica na aplicação de uma fina camada de plástico com brilho na capa.

O brilho do glitter se diferencia totalmente da capa com brilho, pois o brilho do glitter é diferente e impactante.

A laminação com glitter pode ser utilizada na capa inteira ou pode ser utilizada em pontos de destaque, ficando a capa fosca ou brilhosa com os destaques em glitter.

 

RELEVO

A técnica utilizada para fazer o relevo na capa faz com que a capa fique com altos e baixos, com figuras, nomes e detalhes sobrepostos ao restante da capa.

Relevo é uma técnica que deixa aquilo que deve ser destacado em nível mais alto que as demais superfícies da capa. O relevo pode ser utilizado para dar destaque a imagens ou palavras.

 

HOT STAMPING

Hot stamping é uma técnica utilizada para dar destaque com efeito metalizado, na cor dourada ou prateada. Sendo utilizado em palavras ou pequenas frases. Esta técnica agrega bastante sofisticação à obra.

 

CONCLUSÃO:

São tantas técnicas diferentes que – às vezes – causam uma enorme dúvida no escritor na hora de escolher qual utilizar. Sem falar que alguns ficam com a vontade de escrever mais obras para utilizar outras técnicas diferentes nas próximas capas.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta