Aparecida (do Norte)

Aparecida é um município situado no interior do estado de São Paulo, localizado no Vale do Paraíba Paulista.

A cidade é popularmente chamada de Aparecida do Norte devido a construção da Estrada de Ferro do Norte, que depois passou a se chamar Estrada de Ferro Central do Brasil.

O encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no curso do Rio Paraíba do Sul por pescadores, no ano 1717, e os milagres que foram – com o passar dos anos – atribuídos a Santa levaram à construção de uma capela em sua homenagem, em 1745.

Em volta da capela começaram a se estabelecer vários fiéis e – com isso – vieram os primeiros residentes naquele local. 

O crescente aumento de fiéis e moradores foi responsável pela expansão do município e demandou a construção de um templo maior. Assim, a Basílica Velha – inaugurada em 1888 – deu espaço a nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida – na segunda metade do século XX.

A Basílica de Nossa Senhora de Aparecida é atualmente o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, anualmente recebe milhões de visitantes.

Devido a este crescimento foram surgindo pontos turísticos como o Porto Itaguaçu, marco do local onde a imagem foi encontrada; o Seminário Missionário Bom Jesus; o Morro do Cruzeiro, com esculturas representando a Via Sacra; a Igreja São Benedito; e o Teleférico.

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.