Basílica de Aparecida

A Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – que também é conhecida por Basílica de Aparecida, Catedral de Aparecida e Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – foi solenemente consagrada pelo Papa João Paulo II em 4 de julho de 1980, na primeira vez em que este Papa visitou o Brasil.

A Catedral Basílica é o maior templo religioso católico do Brasil, possuindo também o maior espaço religioso do país, contando com mais de 143 mil m² de área construída pela extensão do Santuário, sendo visitada anualmente por aproximadamente 12 milhões de romeiros, provenientes de todas as partes do Brasil. O recorde de visitantes se deu em 2017, quando o santuário registrou 13 milhões de visitantes, que foi o maior número de toda a sua história.

Localizado no interior do Estado de São Paulo, o município de Aparecida – também chamado de Aparecida do Norte – cresceu muito nas últimas décadas em decorrência da  grande peregrinação de fiéis até a Basílica de Aparecida.

A Basílica de Aparecida, que assume a posição de maior templo católico do Brasil, é o segundo maior templo religioso católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
(se quiser saber mais sobre a Basílica de São Pedro clique aqui)

Mas, em termos de catedral, é considerada a maior catedral do mundo, isto porque a Basílica de São Pedro não é uma catedral, enquanto que em Aparecida temos uma Catedral Basílica.

O Santuário já recebeu a visita de  três papas: João Paulo IIBento XVI e Francisco.

Em novembro de 2016, o Papa Francisco editou um decreto que elevou a basílica à dignidade de igreja-catedral da Arquidiocese de Aparecida. Este título transferido da igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta