Basílica de São Marcos

A Basílica de São Marcos está localizada na Praça São Marcos, na cidade de Veneza, na Itália, sendo a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.

Em 828, mercadores venezianos adquiriram de Alexandria as supostas relíquias de São Marcos Evangelista, então construíram a primeira igreja para abrigar as relíquias. Esta igreja foi construída no Palácio dos Doges, como um templo temporário.

Em 832, foi construído um novo templo, ao lado do Palácio de Doges, onde permanece até hoje, com o título de basílica.

Este novo templo foi incendiado durante uma rebelião em 976 e reconstruído em 978. Sendo reconstruído novamente em 1063 e esta última reconstrução serviu como base do atual edifício que abriga a Basílica de São Marcos.

Com o passar do tempo a estrutura básica do edifício não foi muito alterada, mantendo a arquitetura original. Mas a decoração mudou muito ao longo do tempo, pois -especialmente no século XIV – era raro um navio veneziano voltar do oriente sem trazer algo para adornar a igreja, como por exemplo colunas, capitéis ou frisos que foram retirados de algum edifício antigo e eram trazidos para Veneza para serem destinados à igreja.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta