Caminho de Santiago de Compostela

Caminhos de Santiago são denominados os percursos dos peregrinos que seguem em direção a Santiago de Compostela, prática esta que ocorre desde o século IX com o intuito de venerar as relíquias do conhecido apóstolo Santiago Maior.

O sepulcro de Santiago Maior está até os dias atuais na catedral de Santiago de Compostela.

Santiago Maior, também é conhecido como Santiago Filho do Trovão, Tiago filho de Zebedeu e Santiago Apóstolo o Maior. De acordo com a Bíblia Sagrada, Santiago foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e foi martirizado no ano 44Santiago virou santo e foi chamado de Maior no sentido de mais velho para o diferenciar de outro discípulo de Jesus que possuía o mesmo nome e foi chamado de Santiago Menor, no sentido de mais jovem.

Nas últimas décadas, a peregrinação pelo caminho de Santiago ganhou popularidade e por este motivo, embora parte das pessoas que fazem o “caminho” ainda o fazem por motivos religiosos, outra parte das pessoas que seguem a rota dos peregrinos não estão lá por motivos religiosos.

O Caminho é considerado – por muitos – um itinerário para conhecimento espiritual e cultural.

Isto porque durante o trajeto vão surgindo as dificuldades do caminho, as limitações do corpo, o limiar entre continuar ou desistir e o aprendizado de conhecer os seus limites, as suas dores e seguir em frente até onde o corpo suportar.

Além disso durante a trajetória o peregrino vai passando por várias cidades, conhecendo vários povos, com culturas diferentes e aprendendo um pouco sobre cada lugar, sobre cada parada em seu percurso.

Existem várias rotas, com diversos pontos de partida e diferentes trajetos, mas em todos eles o ponto de chegada é o mesmo: a catedral de Santiago de Compostela.

O Caminho pode ser feito a pé, de bicicleta ou à cavalo. Para quem faz o Caminho a pé são exigidos caminhar por ao menos 100 km para ter direito a Compostela (certificado para quem concluiu o Caminho), enquanto para quem o faz à cavalo ou de bicicleta são exigidos 200 km.

Não importa quantos dias leve o seu trajeto, o importante é chegar até o fim do percurso, que é na Catedral de Santiago de Compostela.

 

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.