Compostela e a credencial do peregrino

A Credencial do Peregrino, também conhecida como Passaporte, é um documento que identifica o peregrino que segue pelo Caminho de Santiago de Compostela.

Esta credencial também dá ao peregrino o direito de se hospedar nos albergues municipais pelo trajeto até a Catedral de Santiago, pois nestes albergues todas as vagas são destinadas somente aos peregrinos.

Durante o trajeto o peregrino irá receber carimbos pelos lugares que passar, comprovando assim a sua passagem pelo percurso e a sua estadia nas cidades e nos vilarejos no decorrer do Caminho.

Estes carimbos são dados em albergues, igrejas, restaurantes, armazéns e bares. Sendo necessário pegar ao menos dois carimbos por dia.

Ao terminar o Caminho, no ponto final que é a Catedral de Santiago de Compostela, o peregrino irá entregar a Credencial do Peregrino devidamente preenchida com os carimbos dos lugares que passou em seu trajeto, comprovando que percorreu ao menos 100 km a pé ou 200 km à cavalo ou de bicicleta e receberá a Compostela.

A Compostela é o certificado concedido aos peregrinos que cumprem o trajeto, como prova de que completaram o percurso do Caminho de Santiago.

Para obter a Credencial o peregrino pode ir em locais específicos para o atendimento aos peregrinos na cidade onde irá iniciar o Caminho ou pode pedir com antecedência para entregar em sua residência através da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS-BRASIL) ou da Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACS-SP).

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.