Diferença entre igreja, catedral e basílica

Muitas pessoas não sabem ou têm dificuldade em fazer a distinção entre igreja, catedral e basílica. Isto é comum e nesta matéria vamos trazer a explicação que vai auxiliar a distinguir estes templos religiosos.

Esta distinção é feita com base na hierarquia eclesiástica que estes templos sagrados recebem.

Igreja é um termo genérico utilizado para definir os locais de culto e manifestações religiosas.
(para saber mais sobre o termo igreja clique aqui)

Catedral é um título canônico que a principal igreja de uma diocese recebe. A diocese é formada por um conjunto de paróquias, que podem ser todas pertencentes ao mesmo município ou podem ser de municípios diferentes.

Para receber o título de catedral deve encontrar-se na igreja o trono episcopal, ou seja, a igreja que recebe o título canônico de catedral tem que ser o local onde o Bispo local possui a sua cátedra. Isto se deve ao fato que toda catedral precisa ter um Bispo para exercer ali o governo eclesiástico da diocese.

A cathedra (palavra em latim para “cadeira”) – que é a cadeira do bispo – é uma característica da catedral, pois o bispo fica nesta cadeira ao celebrar a Missa ou outros eventos litúrgicos.

Em cada diocese há apenas uma catedral. E em dioceses com extensa área territorial e quantidade grande de paróquias pode haver uma co-catedral.

Basílica é um título canônico que uma igreja recebe. Ao se tornar uma basílica passa a estar submetida à jurisdição eclesiástica do Vaticano e não à jurisdição eclesiástica local, por isso possui status internacional. Em razão disto, a basílica deve possuir um altar reservado ao Papa, Cardeal ou Patriarca.

Para receber o título de basílica a igreja deve ter uma beleza extraordinária e uma rica história junto à comunidade.

Diante de tudo isto, percebe-se que, o que diferencia igreja, catedral e basílica é a hierarquia eclesiástica dentro do catolicismo.

Assim, toda catedral e toda basílica são igrejas. Mas nem toda igreja é uma catedral ou basílica.

Por fim, cabe ressaltar que, pode acontecer de a catedral local ser também é a igreja mais antiga da região e fazer jus ao título de “basílica”. Com isso, ao recebe o título adicional de “basílica” passar a ser chamada de Catedral Basílica.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta