Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba, também conhecido Jardim Botânico Francisca Richbieter, é um dos principais pontos turísticos e também um dos mais visitados da capital do Paraná, estando localizado bairro que recebeu o nome de Jardim Botânico.

Possui a área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada, sendo composto por uma zona florestada com trilhos, um jardim sensorial e uma estufa tropical que conta com três cúpulas como três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Sua estufa possui inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, estando dispostos para observação por alamedas e estufas de ferro e vidro. A estufa é climatizada em temperatura própria para mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.

Um detalhe que chama a atenção do público é a vista do interior da estufa, onde pode ser visto o seu belo jardim, em estilo francês.

E logo ao entrar o visitante passa pelo Jardim das Sensações, que é um espaço delimitado por cerca viva, com o intuito de tentar os sentimentos do visitante por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas.

Através da cerca viva e do túnel vegetal são observadas as inúmeras cores da natureza, podendo o visitante sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação.

Este percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não, fica a critério de cada um escolher como quer fazer o seu percurso.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta