Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha está localizada na região da Pampulha, em  Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais. A lagoa é um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte.

Adornando a paisagem no entorno da lagoa há um complexo de monumentos arquitetônicos que foram projetados pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, com projetos estruturais do engenheiro Joaquim Cardozo.

O projeto do complexo da Lagoa da Pampulha teve como objetivo trazer entretenimento a ser incorporado ao cotidiano da cidade, pois ali perto ficavam o Cassino e a Casa do Baile.

Muitas pessoas aproveitam a orla da lagoa para praticar exercícios físicos, passear, meditar, andar de bicicleta, andar de patins, entre outras atividades.

Grandes eventos esportivos são realizados na Lagoa da Pampulha, como a Volta Internacional da Pampulha, que – como o próprio nome já diz – é uma competição internacionais. 

A lagoa da Pampulha já foi área de lazer, sendo frequentada por banhistas até os anos 1980, quando a começou a ser poluída pelos córregos e fábricas do seu entorno. Desde então o banho em suas águas não é aconselhável.

DSC_1272

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta