Meio ambiente e diversidade

De acordo com o significado trazido pelo dicionário, ambiente é “o que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas por todos os lados; envolvente”

A Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei Federal nº 6.938/1981, em seu Artigo 3º, I, assim define o meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Assim, o meio ambiente é o conjunto de elementos bióticos e abióticos.

De acordo com o previsto na Constituição Federal Brasileira o meio ambiente pode ser dividido em meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.

O meio ambiente natural, também chamado de meio ambiente físico, constitui-se de solo, água, ar, fauna e flora.

O meio ambiente cultural constitui-se do patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico e turístico. (Artigos 215 e 216 da Constituição Federal)

O meio ambiente artificial é constituído pelo conjunto de edificações no espaço urbano e equipamentos públicos como ruas, praças, etc… (Artigos 182 e 183 da Constituição Federal)

O meio ambiente do trabalho é a proteção do homem em seu local de trabalho. (Artigo 7º, XXII; e Artigo 200, VIII, ambos da Constituição Federal)

Biodiversidade, também conhecida como diversidade biológica, “é a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos, outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro das espécies e de ecossistemas.”

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.