O que é controle emocional?

Um assunto que vem sendo muito falado nos últimos tempos é o controle emocional e – consequentemente – a necessidade de possuir um bom controle e as consequências oriundas de ter ou não o controle sobre as emoções.

Mas primeiramente é preciso melhor explicar o que é o controle emocional…

Controle emocional é a habilidade de interpretar os próprios sentimentos e saber lidar de forma adequada com as emoções provenientes destes sentimentos, adaptando-os conforme a situação e exteriorizando-os – através de atos, gestos e atitudes – de uma forma que seja saudável para si, assim como para o grupo no qual está inserido naquele momento.

Para ter um bom controle emocional é necessário saber discernir e realizar o equilíbrio entre a razão e a emoção, para que assim possa escolher a forma mais adequada de agir.

Isto não quer dizer que ter controle emocional é sempre ser passivo, bonzinho, paciente, concordar com tudo. Não é isso, não confunda.

Ter controle emocional é agir conforme a necessidade do momento. E cada momento vai exigir uma atitude de acordo com o equilíbrio exigido entre a razão e a emoção de acordo com o caso concreto evidenciado.

E, às vezes, de acordo com o caso concreto é preciso agir de uma forma mais enérgica,  pois assim se faz necessário – deixando fluir a emoção – mas é claro que sem passar dos limites que são estabelecidos pela razão.

Lembre-se que os limites da razão não devem ser extrapolados, pois os excessos  geralmente são prejudiciais, podendo trazer consequências para todas as partes envolvidas.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta