O que é doutorado?

Doutorado é um curso de pós-graduação stricto sensu, adotando um modelo de ensino em sentido estrito, com o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito de determinado assunto em uma área específica.

No doutorado é desenvolvida uma investigação científica, com isso é ampliado o conhecimento acadêmico sobre o tema que será estudado, estimulando a reflexão teórica a respeito do assunto, com o objetivo de desenvolver novos métodos e definir um modelo a ser adotado para melhorar o aproveitamento ou rendimento.

Geralmente, o curso de doutorado dura entre 24 e 42 meses. A carga horária dentro do estabelecimento de ensino não é muito alta, mas – em compensação – normalmente é exigido muito estudo em casa.

As aulas não são diárias (de segunda a sexta) como na graduação, mas nos dias de aula a carga horária costuma ser maior que a da graduação, com aulas durante todo o dia.

Para estar apto a cursar o doutorado é necessário possuir um curso superior completo (graduação) e mestrado, além de fluência em no mínimo duas línguas estrangeiras, geralmente são exigidas inglês e/ou francês dentre os idiomas com fluência. Ressaltando que estas exigências podem variar de acordo com a instituição de ensino.

Ao terminar o curso de doutorado o aluno recebe o título de Doutor. O doutorado é buscado por quem deseja crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta