Coach

O que é gatilho?

O que é gatilho?

Muitas pessoas ouvem ou leem a palavra “gatilho”, principalmente nas redes sociais, e ficam na dúvida sobre o seu real significado. Mas, nessa matéria vamos explicar sobre o significado desta palavra.

Gatilho é um termo que começou a ser utilizado no ramo da psicologia e, atualmente, devido à difusão do conhecimento trazida pela Internet e pela modernidade, vem se espalhando e sendo utilizado cotidianamente.

Essa palavra é utilizada para denominar um estímulo emocional causado no cérebro. Este estímulo cerebral ativa lembranças marcantes na vida de uma pessoa. Estas lembranças podem ser boas ou até mesmo traumas.

Melhor exemplificar para facilitar o entendimento: quando uma pessoa vê uma foto de uma pizza ela pode lembrar de uma pizza que comeu e assim ter vontade de comer pizza. Isso é uma recordação boa; quando uma pessoa ouve o barulho do mar e se recorda da última vez que foi a praia, com isso fica com vontade de ir a praia.

Porém, o gatilho também pode compreender situações ruins e traumas, como uma pessoa que vê um vídeo com violência contra uma mulher e se recorda de sua infância quando sua mãe era agredida por seu pai; uma pessoa que ouve o barulho do mar e se recorda que quase morreu afogada.

Pessoas que possuem traumas, crises de pânico, crises de ansiedade, entre outros distúrbios precisam evitar certos tipos de gatilho para que não se recordem das más lembranças trazidas por fatos de seu passado que ainda não foram superados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!