América do Norte,  Canadá,  Dinamarca,  Escócia,  Estados Unidos,  Europa,  Finlândia,  Groelândia,  Islândia,  Noruega,  Rússia,  Suécia

Onde é possível ver a Aurora Boreal?

A aurora polar, também chamada de aurora boreal e aurora austral, é um fenômeno óptico proveniente do impacto de partículas de vento solar com a atmosfera da Terra, que são canalizadas pelo campo magnético terrestre, com o contato com os gases as partículas adquirem as cores verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio), gerando brilho e coloração diferentes,  que podem ser observados nos céus das regiões polares durante a noite.

Quando o fenômeno ocorre em latitudes do hemisfério norte é chamada de aurora boreal e quando ocorre em latitudes do hemisfério sul é chamada de aurora austral. Isto porque a ocorrência no hemisfério norte foi batizada por Galileu Galilei enquanto a ocorrência no hemisfério sul foi batizada por James Cook.

As noites ideais para visualizar esse fenômeno natural são aquelas nas quais o céu está limpo e sem nuvens. A época em que há maiores possibilidades de encontrar a aurora boreal no hemisfério norte é entre o final de setembro e o início de março, que correspondem ao outono e inverno naquela parte da Terra.

 

Lugares onde é possível observar a aurora boreal:

* Canadá
Boas opções para a observação do fenômeno são as áreas em volta do lago Superior, no Ontário, a tundra do norte do país, e o território de Yukon , próximo ao Alasca.

 

* Dinamarca
Nas Ilhas Faroe, localizadas entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, é possível observar o fenômeno natural.

 

* Escócia
Nas poucas noites de céu claro durante o inverno escocês, há a possibilidade de aparição do fenômeno. Melhores localidades para a observação são Aberdeen, a Ilha de Skye e as terras altas do norte e as Ilhas Faroe.

 

* Estados Unidos

Na região do Alasca é possível observar a aurora boreal durante o inverno. Um bom local para isso é o Parque Nacional de Denali.

 

* Finlândia
No norte da Finlândia, na cidade de Nellim é possível ver a aurora boreal com o céu claro. Já na cidade de Luosto, o hotel Aurora Chalet possui um “Alarme de Auroras”, que toca quando se inicia o fenômeno para que seus hóspedes possam ver., graças ao serviço do Centro de Investigação de Auroras Boreais da cidade de Sodankyla. 

 

* Groenlândia

Os lugares mais acessíveis para visualização do fenômeno ficam no sul e no leste da Groenlândia, em localidades como Kulusuk e Ammassalik.

 

* Islândia
Localizado próximo de Reykjavik, o Parque Nacional de Pingvellir  tem amplas planícies, ideail para a observação do fenômeno. A Islândia também possui vulcões, geleiras, gêisers e fiordes

 

* Noruega
No norte da Noruega, principalmente na cidade de Tromso, com freqüência a aurora boreal pode ser observada ao  fim dos dias de verão.

 

* Rússia

A península de Kola, no noroeste do país, é um dos pontos mais procurados por quem deseja visualizar a aurora boreal.

 

* Suécia
O vilarejo de Abisko, na região da Lapônia, durante o inverno, o Parque Nacional de Abisko tem o lago Tometrask, que é um lindo cenário para observar a aurora boreal.

 

RECOMENDAÇÃO:

Antes de agendar sua viagem para observar este fenômeno natural, veja a época do ano em que há maior possibilidade de sua ocorrência, de acordo com os centros de pesquisa.

error: Content is protected !!
%d blogueiros gostam disto: