Parque Barigui (Curitiba/PR)

O Parque Barigui foi criado em 1972, na cidade de Curitiba, no Paraná, com isso é um dos parques mais antigos da região, tendo sido projetado como um “parque linear” e o objetivo do projeto foi conter as enchentes e preservar a mata nativa da bacia do Rio Barigui.

Assim, o parque recebeu este nome devido ao Rio Barigui que passa pelo interior do parque e foi represado para formar um grande lago.

Este parque urbano é um dos maiores parques da cidade com a área total de 1,4 milhão de metros quadrados e o seu lago possui a área de 230 mil metros quadrados.

O parque é composto por um bosque com trilhas no meio da mata e o lago onde podem ser vistos jacarés, aves,capivaras e pequenos roedores. A divisão entre o bosque e o lago é feita por uma via pública, por onde há o trânsito de veículos e pessoas.

O parque conta com pista de grande extensão em volta do lago e outras partes para caminhadas e corridas;  equipamentos ao ar livre para ginástica e alongamento; quiosques com churrasqueiras; pistas de bicicross e aeromodelismo; canchas poliesportivas; pista exclusiva para bicicletas e patins em volta do lago; trilhas para caminhadas por dentro dos bosques do parque; bares e restaurantes; academia de ginástica; Museu do Automóvel de Curitiba; Centro de Exposições de Curitiba; e heliponto.

Em 2019 o Parque Barigui ganhou uma mini usina hidrelétrica, foi instalada num desnível do Rio Barigui dentro do parque, possuindo a capacidade para gerar 21,6 mil kwh/mês de energia. 

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta