Praça do Papa em Belo Horizonte

A Praça Israel Pinheiro, localizada no bairro das Mangabeiras, na cidade de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais, passou a ser conhecida como Praça do Papa após receber a visita do Papa João Paulo II, que em 1 de julho de 1980 celebrou uma missa no local.

Após a celebração realizada pelo Papa, a praça transformou-se em um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte.

Em homenagem à celebração foi construído o “Monumento à Paz”, em 1983, que é composto por uma escultura de 24 metros de altura e pesando 92 toneladas, representando a fé em Deus e a bênção de Deus; a paz celestial e equilíbrio entre a fé e a bênção. Ao lado foi erguida uma cruz, que simboliza a cristandade.

Esta praça fica ao final da Avenida Agulhas Negras e a mais de 1.100 m de altitude, próximo à base da Serra do Curral, por isso da praça dá para ver a cadeia de montanhas embelezando a paisagem local.

Devido a isto o Papa João Paulo II disse: “Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhara cidade à frente e dizer belo horizonte. Mas, sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!“.

DSC_0051

 

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta