Princípio do desenvolvimento sustentável

Quando se pensa em meio ambiente logo se vem à cabeça o princípio do desenvolvimento sustentável, que é um princípio basilar do direito ambiental.

O princípio do desenvolvimento sustentável, previsto na Constituição Federal Brasileira, possui três pilares, sendo eles: o crescimento econômico, a preservação ambiental e a equidade social.

O crescimento econômico é o aumento sustentado de uma unidade econômica durante um longo período. É importante para o país o crescimento de sua economia, e este deve ser buscado, mas sem esquecer da importância da sustentabilidade neste crescimento.

A preservação ambientação é a busca pela proteção do meio ambiente, principalmente o meio ambiente natural, a nível individual, a nível organizacional e a nível governamental.

A equidade social busca a justiça e o respeito ao direito de todos os seres humanos, através de um conjunto de práticas que pretende demolir todas as barreiras existentes, sejam elas sociais, culturais, econômicas e políticas.

Para haver um desenvolvimento sustentável, não pode faltar nenhum destes três elementos, pois juntos buscam a harmonização do meio ambiente e o seu desenvolvimento de forma sustentável.

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.

Deixe uma resposta