Roma – Itália

Roma é a capital da Itália. É também a maior e mais populosa cidade italiana.

Uma curiosidade: Roma é a única cidade no mundo possui um país inteiro em seu interior, que é o Vaticano.

Sua história é composta por mais de 2500 anos. Desde a sua fundação, em 753 a.C., Roma é uma das cidades mais antigas cidades que permanecem ocupadas de modo contínuo na Europa, por isso é conhecida como “A Cidade Eterna”.

Desde o Reino de Roma até, em 1946, a República Italiana, a cidade manteve o seu estilo e sua arquitetura renascentista e barroca.

O seu centro histórico foi classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

 

COLISEU

DSC_2853.JPG

Amphiteatrum Flavium, mais conhecido como Coliseu, como é popularmente conhecido, que está entre os pontos turísticos mais visitados do mundo, começou a ser construído em 72 d.C. com a finalidade de sediar o combate entre gladiadores e batalhas com animais, e a obra não foi concluída, mas pode-se admirar a obra colossal construída. Os espetáculos chegaram a ser assistidos por um público de até 73 mil pessoas.

Recomenda-se comprar o ingresso com antecedência, para evitar as filas gigantescas que se formam nas bilheterias. 

Tem a visita diurna e a visita noturna. A visita diurna pode ser feita por conta própria ou guiada e a visita noturna somente pode ser feita com guia.

 

FÓRUM ROMANO E PALATINO

DSC_3316.JPG

O Fórum Romano era o centro da vida cívica e econômica da Roma Republicana. Lá que aconteciam discursos políticos e eleições.

A Via Sacra, que é a principal rua, era também o palco para festivais religiosos e celebrações das vitórias dos generais romanos.

Dentro do complexo encontram-se o que restou dos templos de Vesta, Saturno, de Antonina e Faustina e do Arco de Septimius Severus.

A entrada para o Fórum Romano fica de frente para a entrada do Coliseu. O ingresso dá direito à visita ao Coliseu e ao Fórum Romano e custa €12.

 

FONTANA DE TREVI

DSC_3271.JPG

A Fontana de Trevi é um dos pontos turísticos mais procurados de Roma, por isso está sempre cheia.

A fonte ficou famosa por ser parte da cena de um filme, devido a isso muita gente segue a tradição – trazida por este filme – de jogar uma moeda na água e fazer um pedido, há uma lenda que jogar uma moeda garante o retorno à cidade.

A fonte está na fachada de um prédio, que foi ornamentada com estátuas, como Netuno conduzindo uma charrete guiada por cavalos-marinhos.

Os horários menos movimentados são logo ao raiar do sol e tarde da noite. 

 

PANTEÃO

DSC_2811.JPG

Na praça da Rotonda está localizado o templo de todos os deuses, conhecido como Panteão.

O seu interior possui 43,4m de diâmetro, com uma espécie de “olho” na parte de cima, por onde entram luz e ar.

Lá estão os restos mortais de personalidades como o pintor Raffaello e o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia. A entrada é gratuita.

 

MONUMENTO VITTORIANO

DSC_3296.JPG

Na Piazza Venezia está localizado o Monumento Vittoriano. Há uma lanchonete no topo do prédio com vista para o Fórum Romano, o Palatino e o Coliseu.

A entrada é gratuita. e uma lanchonete no topo do prédio, com vista privilegiada para todas as atrações que curtiu na parte da manhã.

 

PIAZZA DI SPAGNA
DSC_3453.JPG

A Piazza di Spagna foi construída devido à consagração da igreja de Trinità dei Monti.

A Escalinata di Trinità dei Monti (Escadaria de Trinità dei Monti) é o ponto mais conhecido da praça.

Recebe este nome porque no século XVII toda aquela área, dentro da qual a praça está localizada, era propriedade da embaixada espanhola em Roma.

 

PIAZZA NAVONA

DSC_2801

Na Piazza Navona localiza-se a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios) que foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini, entre 1648 e 1651, e representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época em que a obra foi feita.

 

QUANDO IR?

No verão, entre os meses de junho e setembro, a temperatura fica em torno de 30°C. 

Na primavera, entre os meses de abril e junho, e também no outono, nos meses de setembro a outubro, a temperatura fica em torno dos 20ºC.

Já no inverno, de novembro a fevereiro, a temperatura fica mais baixa, o frio se intensifica e as chuvas passam a ter maior frequência.

Anúncios

Autor: machadoprik

Dizem que o nosso destino não está dentro de nós, que não escolhemos nossa sina. Mas a verdade é que nós temos que ser valente o bastante para escolhê-lo.